Diagnóstico em árvores

A presença de árvores seguras é um importante fator em áreas urbanas, existindo vários métodos para analisar a sua condição, sua estabilidade e determinar eventual risco de queda. O passo inicial de uma análise de risco é a análise visual (Visual Tree Assessment VTA), sendo que em algumas ocasiões, dependendo do defeito percebido, o uso de tecnologias mais avançadas se faz necessário para a elaboração de um laudo de excelência que assegure uma correta tomada de decisão.

A Doctor Tree oferece o serviço de diagnóstico em árvores com o uso das mais modernas tecnologias existentes, sempre com mão de obra qualificada, para apoiar na determinação de sanidade das árvores e se uma eventual presença de deterioração interna põe em risco a estabilidade estrutural da mesma.

Um laudo bem elaborado e com informações tecnicamente embasadas demostram ao cliente, morador ou usuário, o domínio teórico e prático do técnico o que fundamenta a tomada de decisão. Neste momento, o uso de tecnologias eletrônicas de inspeção, serve de apoio para a tomada de decisão de supressão, manutenção ou para indicativo de um manejo mais apropriado para um determinado indivíduo. Outro aspecto importante na aplicação de métodos eletrônicos de análise é o de melhorar por parte do cliente, contribuinte ou usuário a compreensão dos motivos que levaram o técnico a indicar determinada ação, uma vez que todos os dados são sempre demonstrados numericamente, graficamente ou através de imagens, sempre utilizando técnicas minimamente invasivas e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente.
Um ponto fundamental na análise de risco de queda de árvores urbanas é o que o técnico responsável siga protocolos, normas e procedimentos reconhecidos por instituições nacionais ou internacionais e utilize tecnologias testadas, asseguradas e indicadas nas normas técnicas relativas ao assunto.

São utilizadas para este diagnóstico as seguintes técnicas:

Tomografia Sônica arrow_downward

Tomografia Sônica - Utiliza a propagação de ondas sonoras no interior das árvores, dependendo da condição da madeira a velocidade do som será maior ou menor permitindo a avaliação de eventual dano estrutural e geração de uma tomografia em 2D ou 3D. Ideal para uso em árvores de valor patrimonial e de grande porte, permitindo a análise com uma grande quantidade de pontos, com excelente exatidão mesmo em árvores com geometrias complexas.

Tomografia por impedância elétrica arrow_downward

Tomografia por impedância elétrica - A árvore é submetida a uma pequena carga elétrica, dependendo da composição, da presença de danos e da umidade no tronco o campo elétrico terá uma variação de carga que permite avaliar eventual dano. Com esta técnica é possível a análise de palmeiras e ciprestes uma vez que estes indivíduos não podem ser analisados com tomografia sônica.

Penetrografia arrow_downward

Penetrografia - - Instrumento eletrônico que possui uma finíssima broca (agulha) que quando inserida no interior da árvore permite medir a resistência exercida pela madeira durante a rotação e penetração. Dependendo da qualidade da madeira a resistência será maior ou menor permitindo avaliação estrutural. Esta técnica é minimamente invasiva e permite uma grande produtividade ao longo do dia. O penetrógrafo empregado é de um fabricante que possui uma tecnologia exclusiva que permite a conjunção de velocidades de rotação e penetração assim como a detecção da resistência nas duas forças assegurando a possibilidade de análise de todos os tipos de árvores (com maior ou menor densidade) com uma interpretação dos resultados bastante simples.

Todas estas análises são um apoio para que junto com outras informações coletadas durante a análise visual seja possível reduzir significativamente o risco de queda de árvores. Estas informações sempre devem ser utilizadas por profissionais qualificados como complemente analítico.

Follow us!

Doctor Tree / Pd Instrumentos

Estr. Luis Comim, 135

Jarinu - SP

CEP: 13240-000